Você tem medido a produtividade da mão de obra em seu empreendimento?

Um fato corriqueiro, quase sempre analisado por gestores da construção civil, é a produtividade da mão de obra, mas isto tem um motivo bastante óbvio, pois quanto menor é esta produtividade, no que tange à mão de obra, mais prejuízos o empreendimento somará. Isto não se trata somente de um possível atraso em um cronograma de obra, mas, implica também em uma elevação do valor referente ao canteiro de obras e de uma redução, (expressiva ou não) dos LUCROS almejados pelo estabelecimento ou empreendimento, principalmente relacionado a competitividade da empresa no mercado.

Por isto se dá a importância de efetuar a medição da produção de cada funcionário, pois assim, problemas serão facilmente descobertos e sanados, sendo possível prever a conclusão de cada etapa em questão, promovendo ações motivacionais e principalmente de conscientização.


A produtividade é definida e listada por Kellogg et al. (1981), como sendo a correlação entre um determinado produto, gerado por uma determinada unidade de hora homem. Se um homem leva, por exemplo, uma hora para executar uma parede contendo 6m², então a produção de tal, será de aproximadamente 0,17 HH, ou hora homem. Isto significa, quantificando, que, para executar 1 m² de parede, ele necessitará de 0,17 horas (aproximadamente 11 minutos).

Assim fica bem mais fácil compreender estes índices, não é?

Atualmente, um dos principais índices de produção, empregados por grandes construtoras e incorporadoras, é o RUP que é a razão unitária da produtividade e se define por:

RUP=Hh/Qs

Hh- Número de homens hora;

Qs- Quantidade de serviços (m²).

Por exemplo, uma RUP=0,96Hh/m², demonstra que: Para a execução de 1 m² de revestimento, foi necessário 0,96 Homem-hora.

Contudo deduz-se que: Quanto maior é o RUP, menor é a produção da mão de obra.


E você, GESTOR...

Como anda o acompanhamento da produtividade de sua obra? 📈

Os índices de produção por tarefa realizada estão de acordo quando comparados com os índices planejados na composição do orçamento?📊


Nós podemos te ajudar a acompanhar a produção de seus colaboradores!💻


O QUE VOCÊ PRECISA ? #OTHICOFAZ 💡




2 visualizações0 comentário
Receba nossos conteúdos gratuitamente
Construção civil
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Horário de atendimento:

Segunda a sexta das 8h30 às 17h30

Fale conosco: (31) 3285.5794

 

Vendas:  comercial@thico.com.br

R. José Rodrigues Pereira, 514 / 301 Estoril, Belo Horizonte - MG,

Cep: 30455-640

whatssap