Prancheta 1 copiar1.png

Porque priorizar o orçamento de obras

Sabe aquelas coisas que você tem que fazer em todos os seus projetos?

Coisas que você já está tão habituado a fazer que nunca pensou que poderia ter ajuda nisso, não é mesmo?


Porque planejamos?

Planejamos para estabelecer o caminho do projeto. Planejamos para estudar as alternativas, antever as dificuldades, reduzir o inesperado, otimizar os recursos e estabelecer a melhor forma de atingir o objetivo do projeto. Em suma, planejamos para que o resultado saia o mais próximo possível do que queremos.

O grau de planejamento de um projeto deve ser compatível com o qual, deixando bem especificado nele itens como, tempo de duração, materiais usados, ações preventivas e corretivas entre outras. No planejamento devemos pensar em tudo até nos instrumentos que vamos usar, e se quisermos diminuir os gastos em nossos projetos, pensar nisso pode diminuir vários gastos.

Para projetos simples, EAP, cronograma, curva S e mapa de riscos podem ser suficientes. Projetos mais complexos podem exigir EAP, rede de precedências, curva S, fluxo de caixa, histograma de recursos, organograma, matriz de comunicação, planilha de contratação, mapa de riscos, critérios de aceitação e tolerância, dentre outros.

Reunir a papelada é essencial, se a obra for dividida em etapas é imprescindível ter em mãos os papeis das etapas anteriores isso ajuda demais na obra. A sua equipe tem que estar alinhada para tudo sair como previsto, com essas dicas sua empresa irá render bem mais irá reduzir os erros e o tempo de execução de obra. Todos da equipe têm que entender que planejamento é necessário e não atrapalha, e todos tem que ajudar para manter essa organização no planejamento.

Geralmente quando as pessoas procuram sua empresa é porque ela já viu algum projeto que já tenha executado e pode servir de referencia aquele projeto no que você for executar, então sempre é bom guardar os seus projetos antigos que pode ajudar muito nas obras futuras.

A execução do projeto fica mais fácil quando a mesma pessoa que faz, o executa. Quando a pessoa está planejando o projeto, ela tem que conhecer a obra dela muito bem, não pode deixar escapar nenhum detalhe. Quando a pessoa tem apenas que executar ela tem também que conhecer as obras tão bem quanto planeja, mas na maioria das vezes as pessoas que vão executar focam mais em executar aquelas tarefas que foram passadas e podem deixar passar alguma coisa que não estava no papel.

É interessante você ter metas para conclusão do seu projeto. Pensar que deve acabar 30% da obra em determinada data, as outras 70% no seu devido tempo, mas é importante você ter esse acompanhamento para entregar sua obra.

Devemos fazer o planejamento de forma adequada. Sabemos que o projetista é o responsável pelo projeto daquela obra né. Hoje em dia com o avanço da tecnologia, vemos que existem vários recursos que podem ajudar as pessoas, com os engenheiros não seria diferente, existem softwares que ajudam/facilitam a vida de nos engenheiros, no orçamento no planejamento de obras, nos cálculos materiais e outras coisas que fazemos em nosso dia a dia.

O planejamento de um projeto nunca termina. É uma ilusão pensar em “planejamento congelado”. O máximo que pode ser considerado é uma “situação congelada” do planejamento. Isto porque o planejamento é evolutivo, sendo refinado, melhorado, atualizado conforme o projeto avança e novas informações vão se tornando disponíveis, decisões vão sendo tomadas, pressupostos não se confirmam e novas restrições e novos riscos vão surgindo ao longo do projeto. Há momentos em que o planejamento deve ser apenas atualizado, com a inserção de novas informações reais e seus reflexos na continuidade do projeto. Mas há momentos também, em que é inevitável um replanejamento, analisando e decidindo o caminho de continuidade do projeto, eventualmente com novas metodologias, novas composições de recursos e novas programações.

Já pensou em adicionar os seus produtos na planilha e ter bem mais velocidade para desenvolver seus projetos?

Thico é um software de planejamento de obras.

10 visualizações0 comentário
whatssap